EMEB SANDRA MONTEIRO VARGAS PIASSI

Essa EMEB atende crianças de 4 meses a 2 anos, com turmas do maternal I ao maternal III, sendo parciais e integrais, com um professor e um auxiliar em cada sala. Funiconamos de 7 às 17 horas com as turmas integrais e de 7 às 11:20 no turno matutino e de 12:40 às 17:00 no turno vespertino. Trabalhamos com o projeto ESCOLA / FAMÍLIA durante o ano com o objetivo de aproximar os familiares à escola. Possuímos um regimento interno que é divulgado na agenda das crianças, em reuniões de pais e matrículas. Temos o CCE, concelho comunitário escolar , que atua na escola com representantes de pais, funcionários administrativos e a gestora como presidente.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico dessa unidade surgiu à algum tempo e vem sendo modificado de acordo com cada ano. Desde 2005 começamos uma transformação em sua estrutura e para isso contamos com a participação de todos os funcionários. Foi muito bom, pois muitos funcionários são moradores da comunidade onde a escola está inserida e alguns estão desde a inauguração da instituição, esses relataram toda a história da EMEB, a trajetória das gestoras, as transformações das nomenclaturas e as concepções pedagógicas adotadas. Cada um participou de uma maneira. Fazendo relatórios de experiências, entrevistando pessoas do bairro, separando fotos e pesquisando em livros a contextualização teórica. Surgiram vários momentos de desânimo, pois o tempo para dialogar e trocar experiências foram poucos. O grupo é grande e as opiniões divergiram. Mas com as participações nos fóruns e encontros na SEME, encontrávamos ânimo para continuar na trajetória do PPP. Foram muitas idas e vindas, conversas e pesquisas. Durante esses quatro anos houve também trocas de funcionários e pessoas descomprometidas com a educação e isso atrapalhou um pouco. O Conselho Comunitário Escolar também participou, dando opiniões em reuniões e quando solicitado. Conseguimos resignificar a estrutura da escola, inovando alguns espaços e o principalmente, conseguimos resignificar conceitos das pessoas e a mudança foi muito boa para a escola e para a equipe. Acreditamos que ainda temos muito que transformar e que o faremos ano após ano, procurando o melhor para a comunidade e para a escola. Objetivamos com esse projeto promover parcerias com a secretaria de educação, com os pais, comunidade e funcionários visando o bem estar comum dos alunos e de todos que frequentam a unidade de ensino, bem como promover a socialização entre eles; estimular as capacidades sociais, físicas, psicomotoras, afetivas, cognitivas dos alunos objetivando a real qualidade no processo de ensino/aprendizagem; assegurar práticas pedagógicas, sociais e políticas dentro da unidade de ensino; conscientizar a equipe da EMEB no que diz respeito ao uso adequado e racional de todos os materiais dos quais dispomos para efetuar nossas tarefas diárias; conscientizar os pais dos educandos com relação a importância da participação da família no processo sócio histórico cultural; divulgar o trabalho da EMEB sensibilizando as autoridades e a comunidade quanto á importância das EMEBs não somente no atendimento assistencial mas, também na formação de cidadãos conscientes; estimular os professores a participarem de cursos de formação que objetivem a melhoria de nossa prática pedagógica; oportunizar o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e psicomotor dos educandos através de atividades diversificadas e planejadas previamente; orientar a prática pedagógica, observando as necessidades dos educandos; promover a conscientização da equipe com relação á economia de energia elétrica; promover encontros trimestrais entre pais e professores em reuniões pedagógicas, ocorrendo com isso um melhor entrosamento entre os mesmos e as atividades realizadas na EMEB; promover recursos financeiros, com a participação da comunidade através de : bingos, rifas, festas e contribuições voluntárias; realizar o planejamento do calendário de atividades bimestrais, em conjunto com a equipe da EMEB em reuniões mensais ou quando houver necessidade; viabilizar maior entrosamento entre EMEB e COMUNIDADE por meio da promoção de eventos internos onde as famílias e a comunidade tenham a oportunidade de vivenciar o cotidiano de nossa EMEB; resignificar os espaços e o tempo escolar sempre que houver necessidade; reestruturar o plano de aula; reorganizar os vários tipos de avaliar as crianças de maneira que proporcione aos professores e educandos maior clareza e resultados. E o que buscamos com esse projeto? Buscamos a construção da identidade, da organização e da gestão do trabalho da escola. Com características próprias e metodologias específicas.

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