EMEB SANDRA MONTEIRO VARGAS PIASSI

Essa EMEB atende crianças de 4 meses a 2 anos, com turmas do maternal I ao maternal III, sendo parciais e integrais, com um professor e um auxiliar em cada sala. Funiconamos de 7 às 17 horas com as turmas integrais e de 7 às 11:20 no turno matutino e de 12:40 às 17:00 no turno vespertino. Trabalhamos com o projeto ESCOLA / FAMÍLIA durante o ano com o objetivo de aproximar os familiares à escola. Possuímos um regimento interno que é divulgado na agenda das crianças, em reuniões de pais e matrículas. Temos o CCE, concelho comunitário escolar , que atua na escola com representantes de pais, funcionários administrativos e a gestora como presidente.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Regimento Escolar

REGIMENTO PARA OS PAIS

Segundo o Estatuto da criança e do adolescente de 2007, o capítulo IV, art. 53, página 48, no parágrafo único diz: “é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais e do cce.”
Art. 54. é dever do Estado assegurar à criança:
IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

01- Horário de chegada: 7:00 (carência de 15 minutos)
02- Horário de saída: portões abertos de 16:30 às 17:00h.
Obs: A mãe que atrasar tanto na entrada quanto na saida, será chamada para conversar e assinar registro.
È permitida a saída da criança, sempre que houver necessidade, sendo acompanhada por um responsável, até às 15:30h, à partir desse horário, somente às 16:30, pois de 15:30 às 16:30 as crianças estarão jantando e tomando banho. Haverá exceções se o responsável comunicar-se com a escola previamente.
03 - A criança deve ser recebida limpa, caso chegue na escola precisando de higienização, será feita pelo responsável que a trouxer.
04 - No caso de faltas, comunique a professora, auxiliar ou a secretaria da escola.
05 – O responsável que não desejar mais a vaga, deve procurar a escola e assinar a desistência.
06- A criança não pode entrar na escola comendo, trazendo brinquedos e ou com chupeta, pois entendemos que as outras crianças também vão querer comer, brincar com o brinquedo do colega, e querer a chupeta do outro. Caso ela ainda esteja comendo alguma coisa no horário da entrada, a criança deve permanecer com a mãe até terminar, fora da escola. Não deixar celular de verdade, dinheiro, moeda e chave com a criança para evitar acidentes.
Obs.: O brinquedo trazido de casa, só será permitido no dia estipulado pela professora – toda sexta-feira.
07 - Mandar bilhete e documento com retrato quando a pessoa que vier buscar a criança for estranha. Só é permitida a entrega do aluno com criança acima de 12 anos, caso contrário o aluno permanecerá na escola, aguardando o responsável e ou entregue ao conselho tutelar.
08 - É proibida a entrada de pais ou responsáveis fumando, sem camisa, shortes curtos, mini saias e mini blusas.
09 - As crianças serão entregues na porta da sala pelo professor e ou ao auxiliar. Se quiser conversar com a professora, aguarde terminar o tumulto.
10 - Não aplicamos remédio sem receita médica. Remédio de 12 em 12 horas manipular em casa. Avisar a professora se a criança toma remédio controlado e se tem alergia à alguma coisa. Caso haja suspeita de alguma doença e a mãe insistir em mandar a criança, deve trazer declaração emitida pelo médico que a criança pode permanecer na escola. Doença contagiosa a criança permanece em casa. Lembramos ainda que o piolho é contagioso e se exagerado iremos encaminhar para o conselho tutelar, pois é visto como maus tratos. As crianças também devem permanecer com as unhas cortadas para não arranharem os colegas e a si mesmas.
11 - A professora deverá ser comunicada se a criança teve em casa: febre, diarréia, se vomitou, caiu, ou qualquer outro problema.
12 - Em caso de febre, ou outro sintoma de doença, solicitamos que a mãe leve seu filho ao médico. Não efetuamos nebulização na escola, nem mesmo utilizamos o esparsador com medicação .
13 - Caso a criança chupe chupeta, ela deve permanecer na bolsa da criança, pois será usada para dormir. Chupeta em escola torna se anti-higiênico.
14 - Quando a caderneta de avisos for para a casa, ela deve ser assinada e enviada no outro dia, como, também as tarefas de casa.
15 - É importantíssimo o uso do uniforme, pois ele é identificação para o aluno. È proibida a entrada de crianças com uniformes de outra escola.
16 - Não mandar a criança com brincos, pulseiras, cordão, sandália de salto e moeda, pois não nos responsabilizamos por perda, e ainda pode causar acidentes.
17 - A ficha da criança deve sempre está em dia, caso haja mudança de endereço e telefone, a escola deve ser comunicada.
18 - A EMEB fecha para férias em janeiro e tem recesso em julho.
19 - É importante a participação dos pais em reuniões, comemorações, na vida escolar da criança.
20 - A lista de material é igual para todos, devendo todos os alunos conter seus materiais . Será controlado pela professora, comunique-se com ela.
21 – O lençol e a toalha de banho devem ser trocados toda sexta-feira ou quanto necessário.
22 – É necessário mandar uma sacola para colocar a roupa suja. Lembramos que não lavamos roupas na escola.
23 - É importantíssimo os pais e ou responsáveis chamarem as professoras, as auxiliares e seus filhos pelo nome, evitando apelidos.
24 - Os aniversários poderão ser comemorados dentro de sala e ou no refeitório para a escola inteira, desde que comunique com a escola e entre em acordo com a professora e a gestora. Sendo responsabilidade dos pais a arrumação e limpeza após a festa.


25 - Essa EMEB trabalha com avaliação descritiva, diariamente, ou seja, as crianças são observadas pela professora, durante as atividades, e é registrado, individualmente, o desempenho de cada um. Nos plantões pedagógicos são repassados as conquistas das crianças aos seus responsáveis, por isso fiquem atentos, é muito importante sua participação!
26 - Instrumentos avaliativos: caderno de plano de aula, portfólio individual e conselho de turma.
27 - A EMEB possui um Projeto Político Pedagógico, é importante procurar se inteirar, lendo -o e dando sua sugestão.
28 - Trabalhamos com assuntos readaptados à comunidade escolar.
29 - As datas comemorativas são trabalhadas de acordo com sua importância, não necessariamente na data prevista.
30 - Acreditamos na importância da família em acompanhar seu filho(a) em todos eventos da escola, bem como a agenda e o seu desenvolvimento.
31 - A escola passa por avaliação institucional periodicamente.
32 - Temos o conselho comunitário escolar composto pelos pais e funcionários, ele fiscaliza, opina e contribui em todas as ações da escola. É importante sua participação e seu interesse.

Agradecemos sua confiança em matricular sue filho(a) nessa EMEB e contamos com seu interesse e participação nas ações da escola.

Missão da escola
Proporcionar a criança o desenvolvimento integral, ajudando a construir a aprendizagem da leitura e da escrita, valores baseados nos ideais da solidariedade humana, respeito e amor ao próximo, garantindo – lhes com isso a oportunidade do real exercício da cidadania.


Um comentário:

  1. Ótima iniciativa a criação desse blogue para a comunicação com pais, responsáveis e interessados. Parabéns, equipe.
    Continuem com zelo que nossas criança necessitam, e tem direito.

    Abração,

    Rodrigo Davel (Pai)

    ResponderExcluir